Veja as coisas mais claramente, aumente a energia luminosa na sua casa e crie o clima que você deseja com essas dicas para aproveitar a luz natural e artificial
Crédito da imagem: Pawel L./Pexels
É de conhecimento geral que precisamos de iluminação ambiente em nossas casas, mas há coisas a se considerar antes de você começar a criar janelas por todos os cantos nos seus imóveis em Curitiba. Para evitar surpresas, é útil entender como sua nova iluminação ficará.
Se você recentemente trocou as lâmpadas incandescentes dos seus imóveis em Curitiba por fluorescentes compactas, provavelmente já deve ter descoberto que a qualidade da luz é diferente – mais branca. O mesmo é verdade se você tiver trocado as suas luzes de Natal vintage por novas luzes mini LED.
Ou seja, toda a iluminação não é igual.
Cor da luz
Você gosta de luz quente ou luz fria no seu apartamento no Centro? Provavelmente já ouviu a iluminação ser descrita como tendo uma temperatura de cor, que é medida em graus Kelvin (K). Simplificando, isso indica se a luz aparecerá quente ou fria – mais amarela ou mais azul, respectivamente.
Sendo assim, as temperaturas desejáveis para a iluminação do seu apartamento no Centro dependerá somente do efeito que você deseja alcançar:
- 2.700 K: Quente, semelhante à luz de velas suave
- 2.900 K a 3.200 K: Quente
- 3.500 K: Neutra
- 4,000K: Fria. Imitar a luz natural começa aqui: a luz fica mais fria dependendo da hora do dia. (Surpreendentemente, a luz que percebemos do sol é fria.)
- 5.000 K: Fria
Deixe a preferência pessoal guiá-lo. Se você gosta de cores ricas e quentes, ou se a sua casa é tradicional, pode ser desejável uma iluminação que imite lâmpadas incandescentes ou até mesmo a luz de velas. Já uma casa moderna ou contemporânea pode parecer melhor com uma iluminação de temperatura mais baixa (mais branca).
Especialistas em iluminação recorrem a uma caixa de ferramentas de técnicas para elevar a aparência e a funcionalidade, mas não negligenciem o básico.
7 maneiras de melhorar a iluminação ambiente
- Explore a iluminação natural. Para quartos usados principalmente durante o dia, a luz natural pode ser adequada e convidativa. Considere as fontes de luz passiva primeiro.
Dica: Verifique os códigos de construção locais para determinar se você pode ampliar ou adicionar fenestração (aberturas em uma estrutura).
- Exponha os seus quartos à luz natural. Cada tipo de exposição oferece uma iluminação única. Os quartos voltados para o norte aproveitam a luz natural, mas normalmente precisam de assistência de uma fonte de luz artificial.
Dica: Adicione janelas à face sul da sua casa para aproveitar ao máximo a luz natural. Se não souber exatamente onde fica o norte e o sul, você pode pedir a ajuda de um profissional na tarefa.
- Reflita a luz natural com espelhos. Sempre que você introduz espelhos, você reflete e amplifica a luz.
Dica: Coloque um espelho em frente a qualquer janela disponível se você tiver um porão ou quarto escuro. Não importa quão pequena seja a janela, ela refletirá mais luz.
- Amplifique a luz natural com uma tinta de cor branca. Muita gente já sabe disso, mas sim, a tinta branca amplifica a luz.
Dica: Informe-se sobre o valor de refletância de luz da sua cor de pintura (LRV), uma medida da quantidade de luz que uma cor absorve e reflete – especialmente se as janelas são pequenas e a luz disponível é limitada.
Cor (cores mais claras refletem mais; as mais escuras absorvem mais) e nível de brilho (mais brilho significa mais reflexão) também têm efeito.
- Aposte na iluminação embutida. Esse tipo de Iluminação é um grande solucionador de problemas por ser capaz de minimizar manchas escuras e zonas apagadas.
Dica: Adicione iluminação embutida em qualquer sala que precise de mais iluminação do que a disponível em fontes de luz natural.
Se você está consciente do orçamento e não se importa em aumentar os gastos com a conta de luz junto com o seu aluguel em Curitiba, considere as lâmpadas halógenas MR16, que dominam uma grande parte do mercado no momento.
E, caso esteja disposto a gastar ainda mais, experimente as lâmpadas de baixa tensão, que vêm ganhando impulso em projetos residenciais.
Os LEDs são uma boa opção de iluminação limpa e branca. Embora o custo inicial seja consideravelmente maior, eles podem fornecer iluminação através de um equipamento muito menor e durar por muito mais tempo.
- Considere os fatores idade e saúde. À medida que envelhecemos, podemos nos tornar mais sensíveis à luz, mas também precisamos de mais luz para nos permitir ver detalhes finos.
As lâmpadas de leitura para ver as suas contas de luz e de aluguel em Curitiba são essenciais, mas sintonizar as sensibilidades ajudará a tornar o ambiente geral mais reconfortante.
Algumas pessoas são sensíveis à luz por várias razões: algumas sofrem de enxaqueca e até epilepsia. A cor dos olhos, medicações e algumas condições médicas também podem causar sensibilidade à luz (fotofobia).
Dica: Use dimmers para toda a sua iluminação. Além disso, crie zonas para as suas lâmpadas para poder apagar aquelas em áreas que não estão em uso.
- Brinque com cores, materiais, acabamentos e colocação. Um espaço cheio de luz é capaz de proporcionar tanto alegria como energia a qualquer pessoa. Para outros, um espaço mais cavernoso terá o mesmo efeito. Tudo tem a ver com encontrar a sua zona de conforto com a iluminação ambiente.
Dica: use algumas luzes estrategicamente posicionadas para adicionar personalidade a um espaço. Quando você for desenvolver um plano de iluminação, observe as características da sala e pense em termos de padrões, aproveitando a geometria do local.
Cores, materiais e acabamentos podem ser todos beneficiados ou prejudicados se a sala é clara e arejada ou escura e mal-humorada. Leve tudo isso em consideração. A iluminação pode melhorar ou minimizar esses elementos.
Conclusão
A iluminação é muito técnica e uma das áreas mais complexas do design. Há tantas variáveis que vale a pena conhecê-la cada vez mais afim de proporcionar o melhor ambiente na sua casa para você e para toda a sua família.
E aí, gostou das nossas dicas sobre iluminação de ambientes? Então não perca tempo e compartilhe já o post para iluminar as suas redes sociais com essas ideias!